Memorização de versículos Bíblicos II
Técnicas para Ensinar Versículos
Bíblicos
# Quadro de Giz. Escreva o versículo
no quadro com letras grandes e legíveis. Varie a leitura, lendo-o você mesmo,
um outro aluno, toda classe (em coro), etc. Vá apagando uma palavra aqui outra
ali, até que reste apenas a referência. A cada palavra apagada, repita a
leitura. Você verá que ao final os
alunos terão memorizado o versículo sem nenhum esforço.
# Flanelógrafo. Escreva as palavras em fichas e cole flanela,
lixa d’água, ou papel camurça no verso das fichas para que sejam fixadas no
flanelógrafo. Você pode ir colocando as palavras enquanto as crianças tentam
descobrir o que vai sair. Ou colocar o versículo completo no flanelógrafo e
proceder segundo a técnica descrita acima.
# Caixa de Presente. Usado para ensinar versículos que encerram
promessas de Deus. Prepare uma caixa de presente forrando-a de modo que possa
ser aberta sem desfazer o embrulho. Coloque dentro as fichas para usar no
flanelógrafo ( usando a técnica anterior) ou as distribua entre as crianças
para que depois de colocado na ordem correta, formem o versículo. Antes de
abrir a caixa faça bastante suspense, perguntando: para quem será esse presente?
Quem está aniversariando? Ele merece? Quem terá mandado esse presente? Etc.
# Dedos. Corte retângulos de papel branco de 6 por 8cm e enrole formando pequenos cilindros.
Escreva uma parte do versículo em cada
cilindro. Se quiser, você pode desenhar carinhas em cada ponta de cilindro.
Faça um jogo ( 4 ou 5 cilindros) para cada criança. Deixe que elas os coloquem
nos dedos e brinquem aprendendo. Não esqueça a referência.
# Cartazes. Escreva o de forma bem legível numa folha de
cartolina ou papel pardo. Use pouca ilustração e apenas as ligadas ao tema do
versículo. Você pode também recortar a
cartolina numa forma que lembre o conteúdo do versículo, por exemplo: I Jo 1.7
(uma cruz); Ex.15.2 (uma águia); Rm. 10.15 ( um sapato); etc. Coloque o cartaz
no mural ou em outro lugar bem à altura dos olhos dos alunos.
# Gestos. Crianças não conseguem ficar quietas por muito tempo.
A melhor maneira de manter a ordem na classe é incluir algumas atividades
movimentadas no decorrer da aula. Exemplo de versículos que podem ser ensinados
com gestos: Ap 3.20; Sl 119.11; etc.
# Versículo musicado. Existem versículos musicados em hinários
à venda, mas você pode também usar sua criatividade. Invente música para o
versículo ou adapte-o a uma melodia que você conheça, mesmo de outro corinho ou
hino.
# Quebra – cabeça. Prepare um cartaz, recorte em pedaços com
contorno irregular e depois cole flanela, lixa d’água ou papel camurça no verso.
Monte no flanelógrafo. Depois de memorizado o versículo misture as partes e
convide um ou outro aluno para montá-lo novamente. Em classes de crianças
pequenas, corte em poucos pedaços.
# Perguntas. Crie perguntas cujas respostas sejam o versículo
ou parte dele. Alguns versículos bíblicos já apresentam perguntas (ex. Sl.
119.9).Faça uma aula bem movimentada, você pergunta e a classe responde, ou
divida a classe em dois grupos, um pergunta e outro responde, etc.
# Varal. Pegue folhas de papel ofício e dobre ao meio. Escreva
as palavras em um lado da folha e pendure num varal esticado na sala, com as
palavras voltadas para os alunos, de
modo que todos possam ler o versículo. Caso você tenha dificuldade para armar o
varal na sala, leve uma cordinha e peça a duas crianças que a segurem enquanto
você ensina.
Lembretes:
# Escolha versículos que estejam
relacionados com a lição estudada.
# Crie amor e reverência
pela Palavra de Deus.
# Crie incentivos
à memorização: selos, tiro ao alvo, versículo com a inicial do aluno, quebra
cabeça, etc.
# Em classes de
Jardim de Infância, ensine versículos pequenos ou partes de versículos. Você
pode também substituir algumas palavras por símbolos ou gravuras.
# Em classes de alunos maiores, você pode ensinar textos
como Sl.23; Jo.14.1-3;Mt. 5.3-11; etc.
Estabeleça um alvo para cada mês ou trimestre.Escreva o texto em cartolina ou
em papel pardo e deixe no mural ou preso a uma parede, pelo tempo que achar
conveniente.~
# Não esqueça a
referência.
# Não deixe que os alunos saia da sala sem levar algo que os faça lembrar a lição
aprendida. Prepare uma lembrancinha e escreva nela o versículo ensinado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário