quarta-feira, 27 de abril de 2016

Memorização de Versículos Bíblicos I



 
Memorização de Versículos Bíblicos I

            A Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, é de uma importância sem igual na vida do cristão. Ela é o livro-texto da Escola Bíblica Dominical. A cada domingo, o professor deve certificar-se de que os alunos  tenham memorizado pelo menos um versículo. Em classes infantis, o professor deve esquecer que é na infância que a criança já pode ser iniciada em memorizar textos bíblicos, ou seja, quanto antes, melhor. À medida que a criança cresce o volume de textos a ser memorizados deve crescer na mesma proporção.
          Por que a Palavra de Deus precisa ser memorizada?
§ Porque fortalece a vida espiritual, Sl. 119.11. A Bíblia é como um escudo que protege aquele que a retém. Os textos bíblicos memorizados são usados pelo Espírito Santo quando necessita despertar a consciência do cristão e afastá-lo do pecado. Por outro lado, a Bíblia funciona como uma base sobre a qual se edifica o caráter cristão.
§ Porque prepara para testemunhar. Aquele que memoriza versículos bíblicos com as devidas referências pode comprovar biblicamente a razão da sua fé. Terá mais argumentos para convencer o pecador e para combater as doutrinas falsas, caso encontre alguém que tente confundi-lo ou abalar a sua fé.
§ Porque desenvolve a habilidade para memorizar. A memória, à semelhança de muitas outras faculdades de nossa mente, pode ser treinada e aperfeiçoada. Muitas pessoas reclamam por não terem boa memória, simplesmente porque nunca fizeram nada para dinamizar essa habilidade. É claro que existem fatores físicos que favorecem ou dificultam  a retenção na memória, mas em qualquer caso sempre há possibilidade de melhorá-la  com tratamento e treinamento. E, neste último caso, quanto mais cedo começar, melhores serão os resultados obtidos. A criança, via de regra, tem grande facilidade para memorizar. Todavia, em qualquer caso, deve-se começar com pequenas porções e ir aumentando a dose à medida em que se sentir maior facilidade.
   Como devem ser ensinados os versículos bíblicos?
   Existem várias técnicas que facilitam a memorização e tornam a aula mais atrativa para os alunos. E quando o aluno gosta da aula os resultados são bem mais afetivos. Todavia, embora as técnicas variem, existem alguns passos que são indispensáveis, em se tratando de ensinar a Palavra de Deus.
§ Ler o versículo na Bíblia para o aluno. Esse gesto leva o aluno a conscientizar-se de que aquilo que ele está memorizando é a Palavra de Deus.
§ Explicar as palavras difíceis. A Bíblia é um livro cujo conteúdo permanece vivo e atual. No entanto as versões de que dispomos foram preparadas há muitos anos e em outro país. Muitas palavras não são usadas atualmente ou fazem parte de um vocabulário específico e por isso são desconhecidas pela maioria, sobretudo pelas crianças. É necessário que elas sejam explicadas logo de início. Neemias fez isso para o povo que voltou do cativeiro. Leia Ne. 8.8.
§ Explicar o sentido do versículo. Pela mesma razão anterior e porque na Bíblia existe muito simbolismo e outras figuras de linguagem, o professor deve explicar o que o versículo significa para o aluno. O que Deus nos fala através da sua Palavra, numa linguagem simples e acessível ao aluno.
§ Ensinar a referência Junto com o versículo no princípio ou no final. Para que a criança compreenda a importância de memorizar a referência, o professor pode explicar que a Bíblia é como uma cidade grande, dividida em bairros, com ruas numeradas. Seria muito difícil encontrar um versículo na Bíblia se não tivéssemos o seu endereço (referência).Os bairros são os livros e as ruas são os capítulos; o número do versículo é semelhante à numeração das casas. Assim podemos ensinar que o versículo “ Posso todas as coisas naquele que me fortalece”, mora no bairro Filipenses, rua quatro, casa treze, isto não implica em  desrespeito ou falta de reverência à Palavra de Deus. É apenas uma forma de explicar à criança que ela precisa memorizar a referência junto do versículo bíblico e de facilitar essa memorização. Não deixaremos de ressaltar que a Bíblia é a Palavra de Deus.
“Escondi a tua Palavra no meu coração, para não pecar contra ti”
                                                                     Sl.119.11
( Revista Lições Bíblicas –Amigos de Jesus Nº ¾ 6 a 8 anos professor
CPAD)

Algumas adaptações: Professor Telmo Carlos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário