quinta-feira, 11 de junho de 2015

PROPORÇÕES DA VIDA ESPIRITUAL

 Estêvam Ângelo de Souza
 


Este tema julgamos ter base em trechos bíblicos de onde tomamos tomamos a água como símbolo da vida espiritual.Vejamos:

1.Água de um odre -
"Levantando-se, pois, Abraão,de madrugada, tomou pão e um odre de água, pô-los às costas de Agar, deu-lhe o menino o menino e o despediu.Ela saiu andando errante pelo deserto de Berseba.Tendo-se acabado a água do odre, colocou o menino debaixo  de um arbusto e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim não verei morrer o menino".
Gn 21.14-6.



A água não é somente um fator de vida, mas também símbolo da verdadeira vida. Jesus falou de sua pessoa como a "fonte que jorra para a vida eterna" ( Jo 4.14). A água de um odre representa a vida espiritual insuficiente. Pode ser vista naqueles" que tem nome de que vivem , mas estão mortos"( Ap. 3.1).
Pode ser o cristão representado pela semente que "caiu em solo rochoso", onde a terra era pouca e logo nasceu.Saindo porém  o sol a queimou: e porque não tinha raiz secou-se"( Mt 13.5,6). São os cristãos que não têm vida suficiente nem mesmo para si, o mundo imoral em que vivemos é um deserto abrasador, onde a alma não sobrevive se depender da água de um odre.Há uma fonte inesgotável, mas muitos não se aproximam dela. Neles se cumpre o que Jesus disse aos judeus:"Vós não quereis vir a mim para terdes vida". Jo 5.40.

2.Água de um poço -
Abrindo -lhe  Deus  os olhos viu ela um poço de água e, indo a ele, encheu de água o odre e deu de beber ao rapaz" (Gn 21.19).
 Certamente Agar e Ismael poderiam viver ali muito tempo  ou  a vida inteira, bebendo água daquele poço.Entretanto, a água de um poço, especialmente na dimensão dos poços daquela época, não é suficiente fator de prosperidade.Pode representar o crente que permanece na fé,mas vive só para si e nada tem a comunicar aos outros no seu meio ambiente, Pode mesmo estar no grupo dos que não contribuem para que o avivamento aconteça.
É triste e lamentável que haja tantos cristãos que nada estão fazendo pela expansão do Reino de Deus.Vivem da água do poço que não jorra e, portanto não fertiliza ao longe e não produz riqueza na sua região.

3.Água de um rio a jorrar - 

" No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede venha a mim e beba.Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.Isto ele disse  com respeito ao Espírito Santo que haveriam de receber os que nele cressem, pois o Espírito até esse momento não fora dado porque Jesus não havia sido ainda glorificado", ( João 7.37-39).



Aqui estão rios de água viva. Rios que fluem do interior dos cristãos que creem em Jesus, como diz a Escritura,que são cheios  do Espírito Santo.A Esses se pode aplicar as palavras de  Paulo: " Pobres, mas enriquecendo a muitos", 2Co 6.10. Analisemos alguns detalhes do  apelo de Jesus:
a."No último dia" -
A festa dos tabernáculos era uma das festas nacionais de Israel e durava uma semana.Os judeus dispersos por várias nações vinham de longe para  estas festas. Alguns vinham movidos por interesses diversos, outros no entanto vinham atraídos pela sede de coisas espirituais e eternas.Esses chegavam no último dia da festa e ainda estavam com sede. A alma sincera "tem sede do Deus vivo" (Sl 42. 1,2). Por isso  Jesus se manifestou no último dia, como a dizer: "Vocês ainda estão com sede, mas só voltarão com sede se quiserem" .

b. "Levantou-se Jesus"-
Ele queria que todos prestassem a devida atenção.Ele iria falar de um assunto da maior importância: sim  do que seria a maior necessidade deles no momento.Alguns, certamente, não teriam outra oportunidade.Decerto falou em voz alta, e em pé, querendo que atentassem para aquelas verdades que talvez nunca mais ouviriam. Uma oportunidade que poderia ser a última.
c." Se alguém tem sede , venha a mim e beba" -
 O "Se" usado por Jesus indica que o homem é livre para aceitar ou rejeitar. Jesus oferece o que é da maior importância. Ele disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham com  abundância", Jo 10.10.

d."Quem crê em mim como diz a Escritura"-
Não há proveito em crer em Jesus como dizem certos teólogos, especialmente os teólogos sem o THEOS.Jesus disse: "Examinai as Escrituras...São elas que testificam de mim", Jo 5.39.
Segundo diversos teólogos da atualidade, Deus tem pouco pra dar aos seus filhos. Grandes bênçãos das Escrituras são para eles coisas pretéritas.Aconteceram,não mais se repetem.Como diz a Escritura, "um homem  em Cristo pode ver coisas tão maravilhosas e ouvir palavras inefáveis as quais não é lícito ao homem referir" (2 Co 12.2-4)

e."Do seu interior fluirão rios de água viva" -
"Isto disse ele com  respeito ao Espírito que haviam de receber, os que nele cressem". Não há quem possa calcular a diferença entre a fartura da água desses rios e a água de um odre ou mesmo de um poço.Estes rios não somente fartam por tempos indefinidos a quantos têm sede, mas também produzem riquezas e abundâncias ao longo de seus leitos por onde quer que passem.
Com isto Jesus ensinou a grande diferença entre um simples religioso (mesmo em festa), e um cristão cheio do Espírito Santo. Este, sim, tem  a vida com abundância para si e para comunicar a quantos encontre em seu caminho.
Dos primitivos cristãos está escrito que encheram Jerusalém da doutrina, mas também está dito que em todos havia abundante graça ( Atos 5.28;4.33).
Qual é a proporção da sua vida espiritual?Qual é o seu reservatório,meu irmão? Um odre? Um poço? Ou um rio? Você pode ter um rio a fluir do seu interior.


*Estevam Ângelo de Souza  foi líder da Assembleia de Deus em São Luís e presidente da Convenção Maranhense.

Estudo extraído do Mensageiro da Paz- junho/1995 p.17.



Nenhum comentário:

Postar um comentário